quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Vampiro de SP: Circo midiático?


A maior parte dos jogadores de RPG, senão todos, tem motivos para acreditar que a mídia quer fazer mais um circo no caso do "vampiro de SP". Com razão. Logo no princípio do famoso caso do assassinato de Ouro Preto, aquele em que uma mulher foi assassinada, não faltaram matérias televisivas mostrando capas de livros de AD&D e mencionando o RPG de uma forma sutil tentando fazer parecer que aquilo era anormal. Mais adiante ficou mais que provado que o crime todo não tinha ligação com o jogo, que a mulher havia decidido pagar uma dívida com serviços sexuais e que foi assassinada porque recusou-se a realizar sexo anal. O motivo era droga, se bem me lembro.

"A notícia não é quando o cachorro morde o homem, e sim quando o homem morde o cachorro."

Dessa vez não há assassinato nem estupro. Um grupo de meninos-tristes-que-se-vestem-de-preto joga RPG com um desempregado de 27 anos que ainda mora na casa dos pais. O problema é: Há denúncias de que Vandeir Máximo da Silva tenha mordido o pescoço dos wannabes para beber sangue. Como não duvido de mais nada nesse mundo, não dá pra descartar a hipótese de que o cara é um desviado mental.
Do nosso lado existem aqueles jogadores que são mais "entusiasmados" do que o restante e acabam por incoporarem até demais os personagens. Talvez você se lembre daquele seu conhecido meio sem-noção que adorava jogar live de Vampire. Se é assim conosco, pra quem é de fora e não entende o contexto do jogo acabar por confundir e ver com preconceito o nosso hobby. Não vai demorar muito para que certos religiosos trancafiados numa jaula de ignorância venham tentar relacionar o RPG ao satanismo denovo, sem sequer saber (e sequer tentar procurar) que há tentativas de criar um jogo bíblico por exemplo.
O que provavelmente ocorreu em SP foi uma mistura de problemas. As afirmações que farei a seguir são baseadas no que foi publicado até agora.

1) O cara é wannabe satanista, e conseqüentemente um bruxo farofa. Quem procurar vai encontrar fotos de revistas Wicca e outras revistinhas falando sobre vampiros.
"No local, as autoridades encontraram dezenas de livros sobre satanismo e vampirismo, além do livro da capa preta de São Cipriano, famosa obra relacionada à bruxaria."
(Terra)

2) O cara não bate muito bem. Veja:
"Ainda segundo Gravina [o delegado do caso], durante o depoimento, o suposto místico afirmou que tem asas. "Na verdade ele [Silva] tem um problema de cifose e a estrutura óssea até que dá a entender que há uma espécie de asa em suas costas", afirmou o delegado."
(Folha)

Familiares de Vandeir afirmaram que ele seria problemático desde a infância. Ele gostaria de crucificar e queimar vivos os animais domésticos. O suspeito também teria sido expulso da escola pelo comportamento estranho.
(Terra)

3) Com razão, os pais não vão com a cara do Vandeir.
"A gente já desconfiava de comportamentos estranhos dos meninos, mas, quando chegaram em casa com marcas, vimos que algo grave estava ocorrendo."
(Folha)

Em sua página no site de relacionamentos Orkut, Silva usa o nome "Bhansho Bhakhamyah". Afirma ser "gótico, vampirista e satanista", mas que "aceita fazer amizades com todos". Aponta "música, literatura, sangue e outras coisas" como suas paixões.
(Folha)

O cara é muito provavelmente um delinqüente em potencial, desse tipo que estupra e assassina porque uma mulher nega sexo anal. Notem que desta vez a mídia não deu aquela ênfase no RPG! Foi o próprio Vandeir quem afirmou que o grupinho de wannabes joga - o que não é impossível - mas é sempre bom lembrar que marginais já tentaram usar a desculpa de que era tudo um jogo de RPG, sem sucesso e todos condenados.

Aqui vai o link e um trecho de uma matéria da JCNet que merecem ser mostrados:
"Silva disse que se apresentou à polícia por causa de “pressões” que estaria sofrendo. O cunhado do suspeito, que pediu para não ser identificado, afirmou que o pai de um dos adolescentes procurou Silva em casa e tentou agredi-lo."
Muito provável que seja verdade.
E aqui mais uma matéria, desta vez do Yahoo.

Matéria da Folha do dia 07/08 08:28h
Matéria da Folha do dia 07/08 15:36h
Matéria da Folha do dia 08/11 22:45h

Matéria do Terra do dia 07/118 01:25h
Matéria do Terra do dia 07/11 11:34h
Matéria do Terra do dia 07/11 16:06h
Matéria do Terra do dia 08/11 20:24h

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem, pra mim qualquer um que tenha uma religião é um tapado ou alucinado fugindo da realidade.
Não vejo nenhuma diferença entre acreditar que um carpinteiro que morreu a 2000 anos vai fazer sua vida melhorar ou de desistir de faze-la melhorar e se entupir de acido.
O fato é que grande dos RPGistas é em um grau menor ou maior, por conta do rpg ou não, idiota e cedo ou tarde expoe o rpg como um todo. E isso não irá mudar.

BlogBlogs.Com.Br