terça-feira, 18 de setembro de 2007

Mansão Assombrada

Como estou formulando uma aventura que envolverá uma mansão assombrada, resolvi aproveitar e dar umas dicas pra quem quiser criar a sua própria casa cheia de espíritos. Eu prefiro construir uma plot logo do final para o começo, já sabendo o que aconteceu e progressivamente chegar no nível de conciência e conhecimento dos aventureiros num primeiro momento.

Qual é o motivo da assombração? É o espírito de uma única pessoa? Magia? Um outro plano interferindo no plano material? Um lugar aonde aconteceu um grande ato maligno? Várias almas se reunindo?

Ela é consciente? Como a presença pode ser neutralizada? Ela pode ser destruída? Ela quer possuir algo que está além do alcance dela? Ela possui uma pendência?

Depois de criar um background explicando a presença, é hora de ter algumas dicas dos poderes que a casa pode ter:

  • Arcane Lock em qualquer porta quando quiser. O mestre mantem os aventureiros dentro de um curso mais ou menos previsível dentro da aventura enquanto que a casa bloqueia o acesso para as áreas que ela não quer que sejam visitadas.
  • Wall of Force nas janelas e portas que dão para o lado de fora, impedindo os jogadores de saírem fisicamente. Caso jardins e lugares assim façam parte da aventura, a Wall of Force pode ser substituída por uma névoa que cerca os arredores e não permite a fuga dos aventureiros.
  • Illusory Wall para esconder um corredor ou porta especial até a casa querer mostrar. Monstros que surgem durante o sono dos jogadores podem conhecer a passagem e tirar proveito dela.
  • Dimensional Anchor para quem tentar sair da casa via meios mágicos. Movimentação para outros pontos dentro da casa continuariam valendo. Indispensável quando existem spellcasters no grupo.
  • Nightmare em quem dormir dentro dela, se a casa assim desejar. Sinta-se livre para mandar mensagens através de pesadelos durante o sono dos personagens, indicando o que eles devem fazer caso estejam sem idéias.
  • Ghost Sound, criando situações aonde os jogadores não poderiam saber o que é real ou não. Passos no piso do andar de cima podem dar a sensação de que há mais alguém ali dentro...
  • Ilusão Maior para criar uma clima de terror. Frutas frescas numa casa abandonada? Um gato impecavelmente branco pulando no jardim supercrescido? Uma menina espiando através de uma porta?
  • Assassino Fantasmagórico para confrontar os personagens que tentarem destruir a casa. Se enquadram aqui aqueles que tentarem atear fogo e essas burrices em geral.
  • Sinta-se livre para usar Fear quando houver um momento assustador no jogo, mesmo que seja apenas pela descrição.
  • Major Creation/Hero's Feast. Uma mesa de jantar refinada pronta onde antes havia uma mesa rústica?
  • Outras magias interessantes também são Crushing Despair, Confusion, Bestow Curse e Magic Jar.
Neste tópico do orkut deram a ótima sugestão de criar mortos-vivos com os corpos dos personagens que morrerem dentro da casa.

Quando a aventura estiver pronta disponibilizarei aqui.
Ah sim, e não é porque há suspense que não pode ser Hack & Slash.

7 comentários:

Anônimo disse...

Valeu pelas dicas, estou mestrando em Ravenloft e talvez utilize alguns pontos apresentados.

JotaErre

Havoc disse...

Opa, massa. Conte como foi a aventura depois!

Phil Souza disse...

Muito bom! Isso ajuda a minimizar tempo em pesquisa. Vou até usar algumas coisas nesse sentido. Valeu Havoc!

JotaErre disse...

A propósito na aventura de Ravenloft que mestro, vou utilizar o Cavaleiro sem cabeça que vc postou anteriormente, porém estou com um pouco de receio, pois o grupo é de 3º nível e esse cavaleiro é meio punk...

Társio disse...

Kra, mto instrutivo.
Vou usar as dicas com certeza.

B. Benatti disse...

Muito boa a idéia. Só fui conhecer o blog depois de ter deixado o scrap no orkut do Havoc... complementando, espero ansioso pela aventura e será ótimo se for possível incluir ela no projeto do e-book de aventuras.

Parabéns pelo talento e criatividade Havoc. Bons ventos levem sempre inspiração para ti.

PenDRaGoN disse...

dá uma olhada na Pathfinder Nº2
eles publicaram uma haunt. (ou seria na 3?... bem, em uma das duas =P

BlogBlogs.Com.Br