quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Elfos e Eladrins: Druidas e Magos?

Leia aqui a tradução feita pelo Covil de um artigo da Wizards que fala sobre os elfos, eladrins e a nossa visão sobre estas raças na nova edição. Aqui, os comentários do amigo Rocha lá da Área Cinza.

Antes de tudo, a mecânica da edição 3.X
Os tratos dos elfos ajudam pouquíssimo no caminho para ser um mago, apesar da classe favorecida ser justamente esta. São inúmeras as provas desta contradição:
  1. Alguns acham que a proficiência com arco ou espada longa é uma boa ajuda nos níveis mais baixos. Eu discordo. A diferença entre uma besta leve e um arco longo em níveis baixos é que o mago possui uma ação de movimento livre depois do ataque com esta última arma; empunhar uma espada longa no começo é algo tão suicida quanto empunhar uma adaga.
  2. Os bônus racial para perícias de percepção e modificadores de atributos da atual edição estão pendendo mais para ladino.
  3. O bônus no teste de vontade contra encantamento ajuda muito mais um ladino que um mago, tendo em vista que este teste de resitência é baixo e alto para as respectivas classes.
Uma prova de que só perceberam isso quando era tarde demais foi a tentativa de corrigir com níveis alternativos do Races of the Wild o mago padrão para elfos, assim como fizeram com a versão básica dos bárbaors, monges e feiticeiros em outros livros.

Elfos, Eladrins e Drows
Haverá na próxima edição três grandes raças que serão de uma certa maneira "elfos": Elfos, Eladrin e Drows. Se não me engano atualmente os eladrin já são os bralani do livro dos monstros, mas confirmarei posteriormente. Se assim o for, nos resta a dúvida se irão adaptar o conceito de criaturas extraplanares e, caso sim, como o farão e se os tieflings receberão a mesma adaptação.

Os Eladrins, como já pudemos ver nas primeiras figuras publicadas, irão tomar o lugar dos elfos padrão, se tornando assim os "novos magos" de D&D. Se antes os High-Elves/Gray Elves eram os elfos mais aptos para a magia arcana, agora os eladrin o serão. Estou apostando que as mudanças serão pequenas e, em sua maioria, cosméticas.

Os elfos padrão irão caminhar por sua vez para um lado mais feérico e menos tolkeniano, venerando mais a natureza e menos a magia arcana. O novo conceito é o dos Wild Elves: Criaturas que moram nas florestas, vivem em casas construídas nas árvores e se organizam em tribos. Venerando Corellon, o deus das fadas, e Obad-Hai, o deus da natureza, não restam dúvidas que os elfos "verdadeiros" estarão muito mais próximos da visão da mitologia germânica, como se pode notar a mudança de Corellon Larethian de divindade élfica para ser uma divindade das fadas.
A visão tolkeniana de seres quase angelicais de grande físico, que viviam eternamente e donos de um talento para a magia foi enterrada de vez. Na própria terceira edição eles não eram angelicais, não tinham grande estatura, não viviam eternamente e eu tenho sérias dúvidas sobre o "talento" para a magia.
Elves, sometimes also called wood elves, wild elves, or sylvan elves, usually gather in tribes or bands composed of three or more families. These tribes are less concerned with relationships or lineages than with proven forestcraft and hunting prowess, and usually choose the wisest and most perceptive member of a tribe to lead. In very large tribes, this “elf chieftain” is instead described as an “elf king” or “elf queen.”
(...)
They prefer the magic of the natural world to arcane magic.
A idéia de elfos estudando magia arcana em cidades na floresta parece não ter agradado algum peixe grande, mesmo com a classe de prestígio Arcane Hierophant (Races of the Wild), que conseguiu de certa forma unir o que na nova edição será separado: Magos e Druidas.

É necessário ler a matéria para entender melhor o post.

Night Elves, Elves... High Elves, Eladrins...

Um comentário:

Anônimo disse...

Para mim parece um boa os elfos ficarem mais próximos do seu lado "fada", mas ainda estou com um pé atrás dos Eladrins... não estou muito por dentro desta raça. Será que os elfos serão Druidas? ou Magos selvagens?

BlogBlogs.Com.Br