sexta-feira, 29 de junho de 2007

Escudeiros Sagrados

"Dwarf Cleric and Elven Warrior"
por Dan Scott


É inadmissível pensar que alguém sobreviveria sendo um Paladino num mundo de hostilidades e maldades, sem este ter quem o auxilie. É improvável pensar que uma Ordem feita para o Bem possa ser construída apenas por mãos bem intencionadas, se este lugar não tiver a devida proteção. É impraticável que com Demônios que podem invadir um plano a qualquer segundo, que com a multiplicação da maldade não existam ordens secundárias, de cunho mais protetivo do que destruitivo, como a Ordem do Cálice, por exemplo.
A Ordem dos Escudeiros Sagrados é uma Ordem que se destaca como protetores de locais sagrados, de locais em construção para fins sacros. Também atuam como escudeiros de Paladinos, como braços direitos firmes e inquebrantáveis, bálsamo no qual os Paladinos sempre perseguidos e perseguidores do mal podem confiar inteiramente.
Alguns dos Escudeiros Sagrados, são treinados como Clérigos antes, até efetuarem sua primeira missão de acordo com os ideais de sua ordem, quando serão batizados como Escudeiros Sagrados, posto de prestígio para aqueles que vêem na vida por vezes um pouco austera de Ordens religiosas uma glória em si.
Nem sempre a Ordem utiliza-se de magnificentes construções para existir. Pelo contrário, na maioria delas, um representante dela começa por trabalhar com algum aprendiz em pequenas ermidas, pequenos templos, no meio de florestas ou em locais que propiciem a paz de espírito, fortaleça a concentração (necessária para os aprendizes aprenderem a focalizar a Cura Divina e conhecimento do Foco Mágico Divino de seu Deus) e que os treinamentos com arma e escudo não levantem suspeitas ou atenção demasiadas. Seus membros aprendem a utilizar com confiança a arma de seu Deus, além de manusear o escudo, símbolo da proteção dos inocentes e símbolo máximo da acão paladinesca sobre o mundo. Também não tão raro, alguns Escudeiros Sagrados iniciam uma jornada solitária quando se sentem suficientemente prontos para tal. Estes em geral acabam por tornarem-se Paladinos no futuro, ou mesmo tornam-se clérigos de alguma ordem com a qual se identifiquem.


Pré-Requisitos:

Bônus Base de Ataque: +5
Alinhamento: ser Leal
Talentos: Especialização com Escudo (Player's Handbook II), Agile Shield Fighter (Player's Handbook II), Foco em Arma na Arma da Divindade (Weapon Focus), saber utilizar escudos, saber utilizar a Arma do Deus.


Dados de Vida: d12
Bônus Base de Ataque: Alto
Fortitude: Alto
Reflexos: Baixo
Vontade: Alto

As perícias de classe (e a habilidade base de cada perícia) de um Escudeiro Sagrado são Sentir Motivação [Sense Motive], Cura [Heal], Natação [Swim], Ouvir [Listen] (Sab), Observar, [Spot] (Sab), Procurar [Search] (Int).
Pontos de Perícia a Cada Nível: 2 + Modificador de Inteligência.

Um Escudeiro Sagrado não recebe proficiência adicional com armas.

Especial: Um Paladino que venha a aderir à esta classe de prestígio, soma seus níveis de paladino para os casos de Destruir o Mal [Smite Evil] e Cura pelas mãos [Lay on Hands].


Escudo Sagrado
Um Escudeiro Sagrado através da Fé em seu Deus, quando entra em combate recebe a partir do 1º nível recebe +1 como Bônus Sagrado em sua Classe de Armadura e Testes de Resistência, com incrementos no 4º, 7º e 10º níveis da classe. Esse bônus também é compartilhado com os aliados, num raio de 3 metros.
Ex: Um Escudeiro Sagrado de 10º nível possui +4 neste bônus. Ele pode dividir este com seus aliados que estiverem na área de efeito quando houver a necessidade de um Teste de Resistência. No caso, se um Escudeiro Sagrado estiver cercado de 4 companheiros, cada um deles receberá +1 em seus testes. Se houver apenas um companheiro, ele receberá +4. Este talento é considerado um bônus sagrado. É ativado com uma ação livre do Escudeiro Sagrado ao dizer alguma frase de efeito de acordo
com a linhagem de seu Deus. Quando atingir o 4º nível da classe, o símbolo de seu Deus brilhará em cobre no escudo, quando receber os incrementos neste talento, brilhará em Prata e depois em Ouro, respectivamente.

"Pelo Martelo de Moradin!" diz, o anão Escudeiro Sagrado de Moradin, antes de entrar em combate.

Ataque com o Escudo Aprimorado [Improved Shield Bash]
O Escudeiro Sagrado, como aperfeiçoamento do seu treino e uso do
escudo recebe o Talento descrito no LdJ 3.5.

Proficiência de Combate
Ao atingir o 2º nível da classe, o Escudeiro Sagrado que já vinha treinando para aperfeiçoar seu modo de combate usando arma e escudo, agora passa a aperfeiçoar de maneira maior o seu estilo de luta. Utilizando-se de uma ação padrão para ativar a manobra em seu turno, a Proficiência em Combate proporciona ao Escudeiro Sagrado
um devastador ataque de 2d6 de dano extra quando atacar com seu escudo.

Mão de Mithril
A partir do 2º nível na classe, qualquer teste direcionado para o escudo do Escudeiro Sagrado, desde que este se encontre na mão do mesmo, receberá +4 de bônus contra testes de quebra ou resistência a magias usando o bônus de Fortitude do Escudeiro Sagrado. O Escudeiro Sagrado já desenvolveu tal nível de treino com seu escudo que sabe usá-lo de maneira a este ser praticamente inquebrável.

Proteger Outro[Shield Other]
Similar a habilidade do Domínio da Proteção. Pode ser usada
3x + modificador de Sabedoria ao dia. Recebe a habilidade a partir do 3º nível.

Proficiência de Combate Maior
No 4º nível da Classe, o Escudeiro Sagrado aperfeiçoa ainda mais seu modo de combate. Agora, utilizando-se de uma ação padrão para ativar a manobra e usando
uma ação de ataque ele desfere adicionalmente 4d6 de dano. Lutando defensivamente ele não recebe a penalidade padrão de -4 nos ataques e sim de -2. Passa a ter redutor de -1 nas penalidades que envolvam o peso de seu escudo, como nos testes de Escalar e Natação, por exemplo.

Manobras de Proteção
Quando em manobras de ataque defensivo, o Escudeiro Sagrado recebe os benefícios dos Talentos Active Shield Defense[Player's Handbook II], podendo lutar defensivamente sem levar a penalidade padrão quando puder usar Ataques de Oportunidades contra oponentes que o estão ameaçando. E quando estiver em postura de Defesa Completa, a penalidade é de -2 ao invés de -4 e ainda manterá a área a sua volta ameaçada.
Nível 3: Quando em Ataque Defensivo, ele pode proteger um aliado ao quadro adjacente sem perder seu bônus de escudo na CA, este recebe +1 como bônus de circunstância na CA. Esta manobra faz sinergia com o Escudo Sagrado recebendo incrementos nos devidos níveis.
Ex: Ao anunciar que protege seu aliado, este recebe a bonificação do escudo que o Escudeiro Sagrado utiliza no momento. Um Escudeiro Sagrado de nível 6 usando um Tower Shield adicionaria com esta manobra +6 à Classe de Armadura do aliado selecionado(+4 Tower Shield/ +2 Escudo Sagrado). Caso o aliado selecionado tenha de passar por um teste de Resistência, receberá neste caso +2 de bônus Sagrado por estar incluído na aura defensiva do Escudeiro.
Nível 6: O Escudeiro Sagrado aprende tal proficiência em combate que aprende a usar seu escudo com uma manobra giratória quando flanqueado. Esta manobra é similar ao Ataque Giratório, a diferença é que o Escudeiro a realiza com o escudo, ainda que não possua os pré-requisitos para o Ataque Giratório. Cada adversário que receber o golpe deve passar num teste Fortitude (mesmo teste realizado no Talento "Escudo Valoroso", vide a seguir).
Nesse nível, o Escudeiro já não pode mais ser surpreendido, visto que a vivência de seu Código de Conduta o faz estar cada vez mais atento para proteger àqueles ao qual foi ele encarregado de proteger. Ele mantêm seu bônus de Destreza na CA mesmo quando surpreendido e só o perde nas exceções de encontrar-se amarrado, agarrado ou inconsciente.
Nível 9: Qualquer inimigo investindo contra o Escudeiro Sagrado deve fazer um teste de Força resistido, quando ele se encontrar em postura defensiva completa. A CD é 10 + 1x 1/2 pontos de dureza do escudo + Força do Escudeiro Sagrado. Caso o adversário não ultrapasse a CD, ele ficará atordoado por 1 turno completo.
(Mortos-vivos, seres incorpóreos e outros sem Constituição física definida não são afetados pela manobra, como por exemplo um Cubo Gelatinoso).

Presciência de Combate
No 5º nível, um Escudeiro Sagrado recebe +4 para testes de Sentir Motivação quando em combate, nos casos de fintas ou blefes, por exemplo. Uma vez ao dia, ele pode somar metade do seu bônus total em Sentir Motivação ao seu bônus de Iniciativa.

Onda Curadora
No 5º nível, o Escudeiro Sagrado ao atingir um inimigo em combate que possua pelo menos um passo de diferença de sua tendência irradiará uma Onda Curadora com 3 metros de extensão para cada lado. A cura irradiada é igual a cura de um clérigo do mesmo nível total do personagem. A habilidade pode ser utilizada 3x + modificador de Sabedoria do Escudeiro Sagrado. O Escudeiro Sagrado pode optar em utilizar esta habilidade sem a necessidade de acertar um adversário, entretanto, só poderá efetuar isso caso não tenha utilizado nenhuma vez a habilidade e quando utilizá-la deste modo, será considerado que usou todas as que possuía para o dia.

Proficiência em Cura
No 6º nível da classe, o Escudeiro Sagrado recebe Proficiência em Cura semelhante a Skill Trick descrita no Complete Scoundrel, onde ao efetuar um teste de cura bem sucedido em um personagem negativando, cura-se 1d6 automaticamente no mesmo.

Escudo Valoroso
A partir do 7º nível o Escudeiro Sagrado pode efetuar um ataque com uma ação de rodada completa com seu escudo recebendo -2 de penalidade utilizando seu maior bônus base de ataque. Se o ataque acertar, o inimigo errará automaticamente o próximo ataque.

Proficiência em Cura Maior
No 8º nível da Classe, o Escudeiro Sagrado aperfeiçoa sua habilidade. Agora quando efetuar um teste de cura bem sucedido em personagens negativando ele cura 2d6 automaticamente.

Especialização em Arma
No 8º nível da Classe o Escudeiro Sagrado recebe o Talento "Especialização em Arma" similar ao de um Guerreiro. A diferença consiste no fato de que a Arma do Escudeiro Sagrado passa a ser considerada bem alinhada para propósitos de Redução de Dano.

Colisão Meteórica [Cometary Collision - Player's Handbook II]
Um Escudeiro Sagrado é um combatente defensor prevenido. Ao atingir o 9º nível da classe ele recebe o Talento Cometary Collision.

Manto Divino
No 10º nível da classe, o Escudeiro Sagrado recebe a benção máxima de sua Divindade por ter sido leal a sua missão como Escudeiro. Por 10 turnos ao dia ao dia, um Escudeiro Sagrado pode empunhar seu escudo entrando em postura defensiva total, acionando o Manto de Luz, uma cúpula de energia sagrada com 3 metros de raio.
O Manto de Luz fornece proteção com 100% de efetividade isolando qualquer ataque de domínio mágico, mental, ou corpo a corpo, desde que o adversário não se encontre no espaço de ação da habilidade. Nenhum inimigo pode atravessar a cúpula no tempo de duração de 10 turnos. Os aliados incluídos na área no início da manobra podem
atravessá-la para sair, porém, depois de ativada, este não pode entrar nela. O Escudeiro Sagrado pode usar esta manobra 10 turnos por dia, sem a necessidade desse uso ser consecutivo. Não podendo de maneira alguma através de magias ou outros meios ser acionada novamente. Após o uso dessa habilidade o Escudeiro Sagrado permanece fatigado pelo mesmo tempo de turnos que a utilizou.
Download da Classe em PDF: http://www.4shared.com/file/19738602/7d5ab821/Escudeiros_Sagrados.html


Possíveis CdP's futuramente postadas: "Devotos das Lendárias Constelações Sagradas" ou "Vingador Noturno". O que vier primeiro.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br