quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Devir: Uma péssima notícia

Direto do fórum da RedeRPG, o Douglas (staff da Devir) nos trouxe a seguinte informação:

DUNGEONS & DRAGONS 4ª EDIÇÃO

A Devir Livraria adquiriu a licença de Dungeons & Dragons 4ª Edição e publicará os livros básicos, suplementos e cenários, inclusive os títulos anteriores que "apresentam" as mudanças no sistema (Classes/Races, World/Monsters). Um cronograma de lançamentos será divulgado em dezembro (após o lançamento em inglês de Classes and Races).
Contudo, posso adiantar que um lançamento simultâneo é improvável, uma vez que a Wizards não disponibilizará o texto final da 4ª edição com antecedência para nenhuma editora internacional, somente o sistema parcial para desenvolvedores de material. Obviamente, a OGL e o SRD continuarão a existir, mas os detalhes da licença aberta e das regras disponíveis competem à Wizards.
Não temos qualquer informação confirmada sobre as traduções, adaptações e acesso internacional em outros idiomas ao material da D&D Insider. Essas informações serão liberadas pela Wizards em breve (mas não há uma previsão).

DUNGEONS & DRAGONS EDIÇÃO 3.5

Até o lançamento de D&D4, a Devir Livraria continuará publicando material da edição anterior, limitando-se contudo aos livros mais "úteis" para os sistema básico de regras.
Um cronograma trimestral aproximado de publicação será divulgado no final dessa semana. De imediato, posso confirmar a publicação do Draconomicon para setembro/2007 e do Livro Completo do Arcano logo em seguida.
Devido ao lançamento vindouro da 4ª edição, a tradução de algumas linhas de suplementos estão definitivamente descartadas. Elas foram descritas em detalhes na página 4 da Casa de Vidro. Àqueles suplementos podem se somar os "Compêndios" de itens mágicos e magias, o cenário Eberron 3.5 e diversos suplementos genéricos, como Planar Handbook e Unearthed Arcana (não confundir com Arcana Evoluída, do Monte Cook).

FORGOTTEN REALMS 3.5

Forgotten será o primeiro cenário a sofrer a adaptação para a nova edição. Entretanto, uma parcela significativa do material dos romances e suplementos que alteraram o cenário desde a sua publicação serão compilados em setembro no livro "Grand History of the Realms". Portanto, este título estará na lista de futuras publicações da Devir.

CALL OF CTHULLU

A Devir finalmente adquiriu a licença para a tradução da versão 6.0 de CoC. Demorou, mas conseguimos. A tradução será iniciada imediatamente e teremos uma previsão de lançamento em dezembro de 2007.
Estamos muito satisfeitos com o novo relacionamento com a Chaosium e certamente publicaremos esse cenário depois de tantos anos tentando.

Eu SEI que essas novidades irão gerar dezenas de outras dúvidas. Peço aos participantes que leiam os demais comentários, porque é possível que algumas dessas novas perguntas sejam sanadas a seguir.

Gostaria também de pedir, por favor, que não solicitem previsões que não estão disponíveis de imediato. O cronograma da 4ª Edição somente será definido em DEZEMBRO. A data de lançamento de O Chamado de Cthullu também será determinada em DEZEMBRO. Essas são todas as informações que tenho sobre esses dois assuntos.

Douglas 3

Duas coisinhas que qualquer um pode ver no site da Wizards:

Complete Arcane
Release Date November 2004

Draconomicon
Release Date November 2003


"Os livros Book of Vile Darkness, Lords of Darkness, Exalted Deeds, Fied Folio, os Codex e quaisquer livros da linha adulta da WotC NÃO SERÃO LANÇADOS em português. A possibilidade é ZERO!"
"Todos os livros da linha adulta, ou de temática adulta, não serão lançados em português.

Entre eles, Book of Vile Darkness, Book of Exalted Deeds, Fiend Folio, os dois Codex, Lords of Darkness e outros similares.

Também não serão lançados livros de ambiente, como Frostburn, Stormwrack, Ghostwalk e similares.

Na lista dos exclusos entram os livros de raça que ampliam o sistema, como Races of Destiny, Races of Stone e seus primos.

Ainda, os livros que modificam o sistema ou contém regras auto-contidas, como Weapons of Legacy, Magic of Incarnum e seus irmãos.

Esses livros, definitivamente, NÃO SERÃO traduzidos."
Tudo isto pode ser lido aqui.

Ô coisa boa hein? Um conselho? Aprendam inglês e comprem livros importados.

Um comentário:

Anônimo disse...

era de se esperar que esses outros suplementos não fossem lançados, convenhamos, os módulos básicos já custam bastante e são poucos jogadores que tem capacidade de comprar esses suplementos menores. simplesmente acaba não tendo mercado pra eles, nunca imaginei que a devir fosse se dar ao trabalho de traduzir algo que vai acabar não vendendo... =/

BlogBlogs.Com.Br