segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Monstros & Terror, MM1

[Update 07/08/07] Marcadores modificados para "Terror e Horror"
[Update 09/08/07] Adicionado links para figuras dos monstros

Como todos sabem os 5 MM nos trazem muitos exemplares de criaturas que podem ser utilizados em uma ampla gama de jogos. Ultimamente ando focando mais em jogos sombrios e decidi descrever quais deles são mais adequados para esta questão.

Assassin Vine
Um clássico. Os personagens estão mais vulneráveis quando o perigo não é evidente, quem há de imaginar que as vinhas que crescem sob um portal de pedra mal-cuidado são o verdadeiro perigo de um labirinto? Ela funciona muito bem em campanhas aonde a fantasia não é escancarada.
Tome cuidados apenas porque elas são mais fortes do que a CR indica, colocar progressão neste monstro pode torná-lo um oponente muito perigoso.
Típico papel: Planta vivendo no jardim de grande casa abandonada.
Bom para: Surpreender

Bodak
Com uma aparência que remete à encarnação de puro mal, o Bodak é uma boa criatura para um jogo de terror por dois motivos: Além de seu aspecto maldito para assustar os personagens, ele tem um gaze attack que assusta os jogadores.
Típico papel: Criatura vivendo em porão/cripta responsável por inúmeras mortes enigmáticas em pouco tempo.
Bom para: Horror

Chaos Beast
Como o Bodak, a Fera-do-Caos é outro monstro que assusta personagens e jogadores. Sua habilidade de instabilidade corpórea não pode ser curada em níveis baixos e pior, ela sempre leva o indivíduo à morte, até aqueles com carisma alto.
Típico papel: Criatura vivendo em antigas ruínas misteriosas.
Bom para: Horror

Devourer
Do MM1 creio que o Devorador é a criatura mais horripilante de todas. Ela evoca um terror inato por sua descrição, além da sua temida Trap Essence. Por sua inteligência alta, esta criatura consegue ser um mastermind por trás de uma trama complexa, como o total desaparecimento de um vilarejo e coisas do gênero.
Típico papel: Antagonista que age por meio de terceiros
Bom para: Horror

Gargoyle
Como as Vinhas Assassinas, os Gárgulas podem surpreender os jogadores. Note que descrever uma estátua com garras, asas e cara de demônio é um convite para fazer com que os vândalos que residem dentro dos personagens venham à tona. Prefira por descrições mais sutis, como uma estátua de mármore de uma figura feminina vendada que tem asas de pássaro e com garras de águia nas mãos em uma posição de pensadora.
Típico papel: Guardião de áreas restritas de torres, castelos ou masmorras.
Bom para: Surpreender, Horror

Ghost
Ser um fantasma é o suficiente para tornar um personagem mundano centro de uma aventura ou campanha, imagine então o fantasma de uma pessoa importante! Há sempre uma história por trás de cada um, geralmente todas sombrias. Ajudar um fantasma pode ser uma boa opção para o mestre colocar um dilema em um jogo: Realizar um pequeno ato maligno para que um fantasma pare de assombrar um vilarejo ou, mesmo com o risco da criatura voltar e despejar sua fúria contra aldeões inocentes, atacar ela?
Típico papel: Antagonista, anti-herói que não consegue descansar.
Bom para: Dilema moral, Horror, Mistério

Invisible Stalker
Ao ser atacado por uma criatura obviamente mais poderosa que o seu personagem, jogadores costumam reagir fugindo para longe. Mas e quando o caçador não pode ser visto? As situações onde não se há certeza costumam trazer hesitação na hora das escolhas para qualquer ser humano, ainda mais quando há a preocupação em saber se a criatura ainda caça o personagem ou não. O predador invisível é um monstro que deve ser utilizado com cuidado em jogos com pouca magia.
Típico papel: Criatura que realizava outro trabalho (que foi arruinado) pelos PJ's
Bom para: Terror

Shadow Mastiff
Ser atacado por um cão de raça bem cuidado durante uma investigação em um local abandonado já é algo inexplicável, imagine se a criatura vier de outro plano. Monstros podem ser sutis e ao mesmo tempo aguçar a curiosidade e o clima de mistério em um grupo. O combate não é necessário: Simplesmente avistar uma destas criaturas por alguns segundos e depois checar que o local aonde ela foi vista está completamente vazio é algo desconcertante.
Típico papel: Peça de quebra-cabeças
Bom para: Mistério

Will-o'-Wisp
Inimigos perigosos, tenha a mesma precaução das vinhas assassinas: Evite matar todo seu grupo com um destes. Eles tipicamente surgem em pântanos, aonde personagens ignorantes o confundirão por pessoas com lanternas e os mais instruídos acharão que se trata das luzes sem vida dos pântanos. É uma boa opção para campanhas aonde a fantasia fica oculta.
Típico papel: Agente assombrador de pântanos
Bom para: Terror, Mistério

Quer ver um monstro que não apareceu aqui? Comente!

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br