quarta-feira, 2 de maio de 2007

Trilha Sonora

Com a popularização da tecnologia ao longo dos anos temos agora a comodidade ao alcance de nossa mão. Numa partida de RPG isso se traduz, dentre outras maneiras, como trilha sonora para o jogo. Usando-a sem fineza entretanto ela irá se tornar apenas um barulho desnecessário que ocasionalmente irá tirar a concentração dos jogadores. Aqui temos algumas dicas de como usar músicas para influir positivamente na ambientação.

• Escolha uma música ambiente. Evite músicas com vocais ou com solos de guitarra por exemplo, pois o foco da atenção será dado ao jogo e não ao dedilhado do guitarrista.
• Se for uma música, e não efeitos sonoros caracterizando uma área, evite colocar o modo repeat. Eventualmente os jogadores irão das duas uma: esquecer da música, tornando ela apenas um barulho de fundo; ou serem distraídos pela melodia e perderem partes de descrições ou diálogos.
• Você não é obrigado a tocar sempre. Visitas a cantos diferentes como um mosteiro no meio de uma floresta podem ser bons lugares para uma música diferente, mas você não precisa tocar um tema distinto toda vez que um personagem entra numa cutelaria ou resolve assuntos mundanos.
• Combates mais difíceis podem requerir músicas de batalhas mais emocionantes. Deixe o feijão-com-arroz básico para monstros feijão-com-arroz. Desta forma, os jogadores saberão que aquele confronto é especialmente importante para os personagens.
• Efeitos sonoros caracterizando lugares são excelentes, apesar de serem raros na internet. Grilos para o campo, barulho de ondas contra o casco de um navio para uma viagem pelo mar, ruído de chuva e trovões para uma tempestade. Este é o tipo de "música" que você deve tocar com repeat durante as ações mais triviais dos jogadores.

Para os interessados, existem torrents no isohunt de trilha sonora de jogos como Baldur's Gate, Icewind Dale e outros. Vale também a pena procurar músicas de Elder Scrolls IV: The Oblivion.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br